
Rede UniFI no CD do Sonda
Site Survey: Centro de distribuição Sonda supermercados
A História do sonda se inicia em 1960 em Erval Grande (RS) quando a família Sonda comercializava produtos alimentícios, tecidos e implementos agrícolas, que abasteciam os agricultores da região Sul do Brasil. Com o passar dos anos a empresa foi conquistando novos caminhos e Atualmente a rede Sonda é uma das maiores redes de supermercados do estado de São Paulo. Atualmente são 40 lojas da bandeira Sonda Supermercados, 5 lojas da bandeira Cobal Supermercados e mais de 9 mil colaboradores
Fachada Supermercados Sonda Atual
Escopo do Projeto
O objetivo principal deste projeto foi aprimorar o alcance e a qualidade da cobertura Wi-Fi em todo o centro de distribuição (CD), com o intuito de atender às necessidades operacionais diárias dos Coletores de Dados. Esses dispositivos são responsáveis pela leitura dos códigos de barras dos produtos armazenados, tanto na entrada quanto na saída do estoque. O CD abrange uma área total de X m², destinada ao armazenamento de uma grande variedade de produtos, incluindo itens refrigerados. Além disso, o CD conta com corredores de X metros de comprimento e uma área administrativa que requer cobertura de rede eficiente para apoiar as atividades internas.
Figura. Modelo de coletor utilizado no CD (Datalogic – Skorpio x4)
Todo o projeto foi implementado utilizando equipamentos da linha UniFi, incluindo switches de camada 2, Cloud Keys e Access Points modelo Professional. Ao todo, foram instalados 74 Access Points, distribuídos estrategicamente por todo o centro de distribuição para garantir uma cobertura de rede eficiente. Para alimentar e fornecer conectividade a esses dispositivos, foram utilizados 5 switches, integrados diretamente ao sistema de rede existente do cliente. Além disso, foi configurado um Cloud Key Gen 2 para gerenciar os Access Points de forma centralizada e remota, permitindo acesso tanto local quanto na nuvem por meio do software UniFi Controller.
Figura. Distribuição dos Access Points no CD.
Após a execução do projeto a operação foi acompanhada e foi constatada a plena satisfação do Cliente.
Abaixo temos alguns depoimentos realizados após a finalização do projeto.
“O Sonda supermercados contratou a BKP Automação e Equipamentos, para efetuar um SITE SURVEY no CD, localizado em São Bernardo do Campo. Tal atividade foi devido uma necessidade do Sonda, quanto a falta de sinal em algumas localizações no galpão do CD.
Foi efetuado um estudo para cobrir os pontos de sombra e substituir as antenas que o CD possuía por novas antenas (UBIQUITI). Ficamos contentes quanto ao que foi solicitado e ao que foi efetuado, um trabalho em conjunto por parte do time de TI do Sonda, juntamente com a equipe técnica da BKP.
O Sonda utilizou o case do CD, para ampliar o mesmo estudo nas filiais, à fim de solucionar os problemas de sombra e atualização de equipamento.
Agradecemos a BKP, quanto a solução e apoio prestado na resolução do problema que tínhamos no nosso CD.”
Irineu Nascimento
Gerente de TI – Sonda Supermercados
“Todo o projeto foi feito e pensado para melhorar a infraestrutura de rede e cobertura Wi-Fi do cliente como um todo, O Objetivo era agilizar a leitura e busca de códigos de barras na operação através dos coletores de dados, eliminando as zonas sem cobertura e podendo assim alcançar uma maior produtividade na operação. A parte de gerência de rede também foi um dos pontos nos quais atuamos, os antigos Access Points utilizados pelo cliente eram vinculados a uma controladora Física que ocupava um espaço considerável no rack de rede, podendo ser acessada somente via Local. Com o uso da Cloud Key UniFi conseguimos entregar um Hardware com tamanho muito menor ao anterior, com uma interface web de gerência que traz uma visão centralizada, intuitiva e precisa de todos os equipamentos instalados, sem a necessidade de vincular licenças aos Aps para isto, podendo ser acessada via Mobile também.”
Erick Marques
Analista de Redes – Backup Automação
Outro diferencial significativo da solução UniFi é o custo acessível dos Access Points (e demais dispositivos) em comparação aos concorrentes. As soluções alternativas geralmente envolvem custos adicionais, especialmente com licenciamento por Access Point nos softwares de gerenciamento. Além disso, essas soluções exigem a instalação de controladoras redundantes, o que resulta em custos elevados que estão fora da realidade de muitas organizações.